30/06/2010

O governo na era da cibercultura

Criada na década de 1950, a Internet começou a se tornar um meio de comunicação de massa quarenta anos depois. Hoje a rede mundial de computadores é parte do dia a dia da maioria das pessoas, quer seja para fazer compras, transações bancárias, buscar diversão, cultura e trabalho. E é também cada vez mais uma importante —e eficaz— ferramenta de aproximação do governo com os cidadãos.

Pesquisa realizada em 2009 no estado para avaliar o perfi l do usuário do programa de inclusão digital do governo paulista, o Acessa SP, mostra a popularização dos serviços públicos via Internet. De 4.158 pessoas ouvidas na pesquisa, 80% já haviam utilizado esta modalidade.

O grau de aprovação é substancial: 93% qualificaram a experiência como satisfatória ou muito satisfatória.

Ainda com base na pesquisa, o e-gov traz vantagens como a economia de tempo, assinalada por 45%, e de dinheiro, na avaliação de 40% dos usuários.

Pela web, o Governo de SP dispõe de mais de 1,8 mil serviços. Entre os mais acessados estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, consultas sobre o Licenciamento de Veículos e de créditos do Programa Nota Fiscal Paulista.

Apesar dos investimentos do governo para dispor na rede seus serviços e facilitar a vida do cidadão, é impossível tocar neste tema sem esbarrar na exclusão digital, considerando que metade dos domicílios no estado ainda não possui computador. Como uma forma de amenizar esse problema e contribuir para uma efetiva redução desse quadro —processo que inclui a implantação da banda lagar popular no estado— o Governo de São Paulo oferece acesso ao e-gov no Poupatempo (o e-Poupatempo) e nos postos do Acessa SP.

Em julho do ano passado, uma resolução da Secretaria de Gestão Pública liberou o acesso pelos órgãos públicos do estado às redes sociais e revolucionou a forma de comunicação do governo paulista. Em pouco tempo, perfis oficiais de secretarias, autarquias e fundações em ferramentas como o Twitter, Facebook, Orkut e Youtube,consolidaram a proposta de criar um ambiente colaborativo na web. Pela internet, o governo deu voz ao cidadão, que pode estabelecer por este canal contato direto com os serviços.

São experiências como essas que comprovam ser a web um instrumento facilitador no relacionamento do governo com o cidadão.

Reconhecemos que muito ainda há para se avançar nesse setor. Mas temos a convicção de que estamos na direção certa: o fortalecimento de uma sociedade cada vez mais participativa nas ações de um governo que também evolui na transparência e na desburocratização de seus serviços.

MARCOS MONTEIRO é secretário de GestãoPública do Estado de São Paulo

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