29/12/2010

12 dos novos secretários anunciados pelo Governador Alckmin possuem perfil na rede social Twitter

Até o momento, nas minhas contas, 12 dos novos secretários anunciados pelo Governador Alckmin possuem perfil na rede social Twitter.

Aliás, o próprio Governador do Estado de São Paulo possue sua conta @geraldoalckmin_ pela qual, de forma acredito que inédita, anunciou os novos nomes da gestão 2011 - 2014.
O secretariado ainda não está completo ..mas, até agora temos 50% dos novos responsáveis pelo nosso Estado conectados.

O movimento é interessante..

É preciso lembrar que a profissionalização da comunicação digital do Governo do Estado de São Paulo se deu na gestão José Serra @joseserra_ por meio da criação da Secretaria de Comunicação que " reconhece a complexidade e a oportunidade que a chamada sociedade da informação impõe. O uso das novas tecnologias da informação e comunicação pode e deve ser instrumento estratégico para a comunicação do governo com o cidadão, para a transparência e para o fortalecimento das instituições e da cidadania."

Pela primeira vez profissionais da área foram designados para a função. Todas as secretarias estão presentes nas principais redes sociais. Perfil do titular da pasta ..se não me engano..os dos Secretários da Cultura - Andrea Matarazzo, de Saneamento - Gesner de Oliveira, Meio Ambiente - Xico Graziano e do próprio Governador Serra.

Na minha opinião o que mais se aproxima da utilização ideal do twitter especificamente é o Secretário da Cultura Andrea Matarazzo..mas, isso porque ele traz a experiência da Prefeitura de São Paulo quando ocupava o cargo de Secretário de Coordenação das Subprefieturas. Na época, diariamente, lia seus twitters e interagia com os cidadãos ..respondendo sobre ações ou falta delas, indicando soluções, registrando sugestões, utilizando informações recebidas, acelerando o dia a dia de suas ações, desfazendo mal entendidos e principalmente aproximando a gestão do seu público, o cidadão. Acredito ser esse o caminho..mas, ainda falta.

Não posso esquecer da primeira dama Lu Alckmin @lualckmin_ ela também está na rede.

Mas, a exemplo dos novos usuários ainda é preciso avançar..deixar de usar a ferramenta como lazer..como um instrumento de mão única...apenas anunciar/contar está fora de moda.
É preciso que a utilização das redes sociais seja levada a sério..como uma ferramenta de trabalho ...que traga uma maior integração e interação com os cidadãos seguidores..chegando, em alguns momentos, a extrapolar para o offline..mas, para isso é preciso estar disposto..é preciso ter vontade de verdade..é preciso reservar tempo..é preciso pensar novas formas e maneiras..soluções..é preciso ser criativo..é preciso ser moderno..


As redes sociais diminuem as distâncias..não é toda hora que topamos com o governador, prefeito ou secretários pelas ruas.
Mas, é possível com um clique a qualquer hora..enviar uma mensagem..cobrar uma resposta..enviar uma sugestão..enviar fotos demonstrando uma solução..e nos aproximarmos cada vez mais do nosso papel de cidadão ativo.

Vamos acompanhar. Espero que não seja apenas fogo de palha..


1. Presidente da Federação Internacional de Natação, o Neurocirurgião e Professor @jorgepagura - Secretaria de Esportes ( PTB )

2. Ex-Ministro da Sec. de Comunicação da Presidência e Embaixador na Itália, @andreamatarazzo - Secretaria de Cultura ( PSDB)

3. Atuante na área social e educacional, Deputado Estadual @pauloabarbosa - Secretário de Assistência e Desenvolvimento Social ( PSDB)

4. Ex-prefeito de São Vicente, o Deputado Federal @marciofranca40 - Secretário de Turismo ( PSB)

5. Formado pelo Escola Politécnica, o Deputado Estadual @giriboni - Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos ( PV)

6. O advogado e economista @brunocovas, Deputado Estadual mais votado do Brasil - Secretário do Meio Ambiente ( PSDB)

7. O Deputado Federal reeleito @EdsonAparecido - Secretário de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana ( PSDB)

8. O Presidente Estadual do PPS, Deputado @davizaia - Secretário de Emprego e Relações do Trabalho ( PPS )

9. Engenheiro do ITA e ex-Prefeito de São José dos Campos, @deputadoemanuel - Secretário de Economia e Planejamento.

10. Ex-Secretário do Planejamento, Presidente do BNDES, BB, IPEA e chefe do Tesouro, Andrea Calabi - Secretário da Fazenda.

11. O professor titular de direito constitucional da USP, Elival da Silva Ramos - Procurador-Geral do Estado

12. O vice-governador @Guilherme_Afif - Secretaria de Desenvolvimento

13. Saulo de Castro Abreu - Secretário de Transporte e Logística.

14. Jurandir Fernandes - Secretaria de Transportes Metropolitanos.

15. Ex-presidente da Assembleia Legislativa, ex-presidente do PSDB-SP @sidney_beraldo - Casa Civil

16. Atual corregedor da Polícia Milita, Coronel Admir Gervásio - Casa Militar

17. Linamara Battistella - Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

18. Dr. Giovanni Guido Cerri, atual diretor da Faculdade de Medicina da USP e presidente do Conselho Diretor do Instituto do
Câncer - Secretaria da Saúde

19. Ex-prefeito e ex-presidente do CEPAM, que está em seu 4º mandato na Câmara Federal, @depsilviotorres - Secretaria da Habitação

20. Herman Voorwald, engenheiro formado pelo ITA e atual reitor da UNESP - Secretearia da Educação
21. Procuradora Eloisa de Sousa Arruda, atual Diretora da Escola Superior do MP/SP - Secretaria de Justiça

Nenhum comentário: